Três redes sociais ficaram fora do ar por algumas horas nesta semana: WhatsApp, Facebook e Instagram. Além delas, outras plataformas também apresentaram instabilidade, como Google e Zoom.
Reportagens em todo o mundo mostraram o prejuízo financeiro para empresas e trouxeram também o alerta para que a cada dia empresários possam ter outras alternativas a serem usadas como forma de relacionamento com clientes ou mesmo relacionamento interno da companhia, dentre eles foram citados como alternativas o uso de sites, blogs e outros aplicativos de mensagens individuais e de grupo.
As mídias sociais e serviços de mensagens instantâneas fazem parte do nosso cotidiano. A pandemia, inclusive, intensificou o uso de aplicativos e redes sociais, o mundo está cada dia mais on-line, hoje dependemos muito delas para nos comunicar no âmbito pessoal e no profissional.
Ficar sem estas 3 redes sociais nestas poucas horas, para muitos, foi desesperador. Uns por ser fonte de renda e comunicação no trabalho, outros pela dependência criada pelas redes sociais, onde nesta última, a pessoa pode ter de sentido perdida, sozinha, isolada, sem saber o que fazer, a ansiedade pode ter aumentado, assim como a irritabilidade e os sintomas de tristeza e depressão.
Segunda-feira foi um dia muito importante para as empresas reavaliarem suas alternativas tecnológicas de vendas e contato. E na vida pessoal, fica o alerta para observar como você reagiu à falta dessas redes, se o seu estado emocional te surpreendeu negativamente, está na hora de reavaliar o papel das redes sociais na sua vida e se o tempo gasto com elas tem acrescentado algo de bom ou se é apenas um meio de fuga para não enfrentar a própria companhia ou continuar procrastinando nos estudos e no trabalho.
Te convido a voltar agora os seus pensamentos para esta segunda-feira sem acesso as principais redes sociais e lembre-se como você se sentiu, quais sentimentos e emoções prevaleceram? Você conseguiu ter inteligência emocional para aceitar que era uma situação que não dependia de você neste momento? Conseguiu buscar outras alternativas de solução? Ou ficou travado, refém do estresse, medo, fúria, ansiedade, agonia, tristeza?
Qual o seu nível de dependência dessas redes sociais? Está em um nível saudável ou foi desesperador e fora de controle? A cada dia, as pessoas conseguem notar o peso da falta de cuidado com suas emoções e sanidade mental. A importância de se ter inteligência emocional para lidar com adversidades como estas é um processo que se constrói com autoconhecimento em terapia. É um processo que leva tempo, dedicação, decisão e ação. Quanto mais você investe na sua saúde de forma integral sem esquecer nenhum pilar (físico, mental, emocional e energético) mais você evolui pessoal e profissionalmente e tem mais saúde, energia, criatividade, prosperidade, controle e equilíbrio.