Para você estar vivo é preciso ter um pai e uma mãe biológicos. Por trás deles existe todo um sistema de crenças, de valores, de comportamentos, que vem sendo carregados e repassados a cada geração.
Seus comportamentos, decisões, relacionamentos, prosperidade financeira e sucesso profissional são impactados pelo que você viveu no seu meio familiar ou mesmo pela herança de comportamentos que você carrega no seu DNA, na sua memória epigenética.
Há aqueles considerados “ovelhas negras” dentro de uma família, e estes são aqueles que fazem o sistema mudar e movimentar, impactando as próximas gerações. É saudável mudar quando trazem benefícios, mas é pesado quando não se entende como honrar a origem, mesmo seguindo caminhos diferentes.
A Constelação Familiar Sistêmica é uma técnica que ajuda neste processo, foi criada pelo alemão Bert Hellinger. Ele era um padre católico e que estudou Psicanálise, Terapia Primal, Análise Transacional, Hipnoterapia e Terapia familiar, e desenvolveu um método de constelações sistêmicas, largamente difundido em todos os continentes.
É uma técnica que pode ser aplicada em grupo ou individual, presencial ou online. A Constelação busca respostas olhando para os relacionamentos, os laços, os vínculos, as conexões do sistema familiar do paciente. E o paciente toma consciência do problema e dali em diante ele pode ter ações para mudar aquilo que tem o adoecido, preocupado, ou impedido de ter sucesso, amor e prosperidade.
A sessão não dispensa a terapia convencional continuada, mas dá a clareza necessária para acelerar o processo terapêutico.
A Constelação Familiar não é um fenômeno do além, não tem nada a ver com religião, mas um processo que se baseia na física quântica, na memória epigenética. E tem 3 Leis fundamentais no processo: Lei do Pertencimento, Lei da Ordem ou Hierarquia e Lei do Equilíbrio.
A Lei do Pertencimento mostra que todos devem pertencer, sem exceção, quer você goste do familiar ou não, quer você o tenha conhecido ou não, mesmo se você é filho adotivo, deve haver um lugar para os seus pais biológicos, os quais te deram a vida, mesmo os abortos devem ser considerados e ter o lugar adequado dentro do sistema familiar, pois fazem parte.
A Lei da Ordem ou hierarquia mostra que todos tem seu posicionamento adequado, existe uma ordem, de quem veio primeiro e de respeito à posição de cada um, com aceitação daquilo que é.
A Lei do Equilíbrio mostra que o dar e o receber deve ter um equilíbrio em todas as relações (de trabalho, amizade, amorosos, familiares).
Quando você, através de uma sessão de Constelação, consegue compreender o seu sistema, você sente liberdade, leveza, “desata os nós que te prendem/bloqueiam”, você percebe que o campo da Constelação te permite ter harmonia, através da energia e do amor.
Experimente ser o melhor que você pode ser, comece pela base: se posicionando adequadamente dentro do seu sistema familiar.